MUSEUS | 01. MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA CORONEL ALBINO PEREIRA LOPO

O local onde durante décadas diferentes gerações de Macedenses iniciaram os estudos é agora um museu de arqueologia. A Escola Primária do Trinta conta agora mais de 5000 anos de história, pela força de diversas peças arqueológicas, reunidas em duas áreas cronológicas.
É Patrono do novo museu o Coronel Albino Pereira Lopo (1860-1933). É considerado um dos pioneiros da Arqueologia, reconhecido no país e com uma grande obra na região. Responsável pela primeira monografia de Bragança, foi também o criador do Museu Municipal daquela cidade, hoje Museu Abade de Baçal. A história viria a ignorar a importância deste homem feito Macedense por casamento, em Lamalonga.
Um lugar onde o visitante tenha que se socorrer de todos os seus sentidos. Com a ambiência criada pretendeu-se aproximar o mais possível aos espaços donde originalmente se situavam os sítios arqueológicos escavados e aqui representados. As zonas de habitat criados, cabana da idade do bronze e habitat romanizado, recreados a partir das estruturas escavadas na Fraga dos Corvos e nos arqueossítios do Cramanchão e Terronha de Pinhovelo, foram fabricados com materiais originais/naturais recolhidos, quase todos, nos referidos sítios arqueológicos, mormente os materiais perecíveis, pedra, madeira, colmo, terras, etc. Pretendeu-se recriar ao pormenor a vivência das populações locais, primeiros povoadores do espaço geográfico, hoje, concelho de Macedo de Cavaleiros.
Horário de Funcionamento:
Inverno: terça a sexta – 9h00-12h30//13h30-17h00; sábado – 10h00-16h00
Verão: terça a sexta – 10h00-12h30//13h30-18h00; sábado – 10h00-16h00
Fechado domingo e segundas, 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro
Valor: gratuito

OUTROS MUSEUS QUE PODE TER INTERESSE