02/11/2021
Porque escolher os Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal para fazer investigação?
Estes territórios, pelas suas caraterísticas e pelo valor do seu património, são verdadeiros laboratórios a “céu aberto”, onde cientistas, estudantes, professores e cidadãos podem contribuir para o aprofundamento do conhecimento do próprio território, investigando e produzindo conhecimento em várias áreas, como a geologia, biologia, geografia, climatologia, ambiente, sociedade, paisagem, entre tantas outras. A afirmação dos Geoparques como laboratórios vivos aproxima, de uma forma efetiva, a Ciência das populações, tornando estas últimas, atores do conhecimento.
Os Geoparques Mundiais da UNESCO têm procurado dar especial destaque a esta realidade, afirmando-se como territórios de Ciência, enquanto estratégia e condição essencial para alcançarem o principal objetivo que levou à sua classificação - o Desenvolvimento Sustentável. Porém, a Ciência produzida nestes territórios deve ser feita com a participação das populações (Ciência cidadã), colocando-a ao serviço dos seus problemas e necessidades e disponibilizando os resultados de uma forma aberta e acessível (Open Science).
Neste sentido, os cinco Geoparques UNESCO em Portugal, em parceria com o Turismo de Portugal, desenvolveram o Catálogo de Investigação, que visa demonstrar que estes territórios são uma referência na área científica que estão ao serviço da sociedade.
Consulte o catálogo aqui: Catálogo de Investigação Científica - Geoparques Portugueses UNESCO