A GEOfood baseia-se numa alimentação local sustentável em áreas de relevância geológica única. Esta é a marca oficial de produtos produzidos em Geoparques Mundiais da UNESCO. A marca e os critérios GEOFood são apenas autorizados em Geoparques oficialmente reconhecidos pela UNESCO. Para que o seu produto seja considerado GEOfood deverá ser capaz de demonstrar que este é produzido num território Geoparque, tendo a si associados elementos históricos e geológicos da área em que é produzido.
A UNESCO é a agência “intelectual” das Nações Unidas (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O seu papel principal é procurar a paz, promovendo o património cultural, aumentando o diálogo intercultural, de forma a melhorar a educação e a fomentar processos de desenvolvimento sustentável em todo o mundo.
A UNESCO desenvolve ações centradas em 8 temas principais:
Por detrás da marca GEOfood encontra-se uma filosofia clara: o apoio às comunidades locais e a abordagem holística e de bottom-up que caracteriza os Geoparques Mundiais da UNESCO é também a base da marca GEOfood. A marca GEOfood encontra-se associada aos Geoparques Mundiais da UNESCO e só pode ser utilizada nestas áreas designadas pela UNESCO. A GEOfood pretende ver o seu uso alargado a pelo menos 30 % dos Geoparques Mundiais da UNESCO Europeus até ao final de 2023, e a 10% dos restantes Geoparques no mundo até 2025.
A missão da GEOfood é apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, fomentando ações com vista à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU. A GEOfood pretende operar segundo os valores e a estratégia .