CULTURA

A identidade cultural é evidenciada pela preservação de tradições, das riquezas da gastronomia, dos produtos regionais e das memórias do povo. São diversas as associações do concelho que asseguram formas de arte, como a dança, o teatro ou a música.

O Centro Cultural é o polo da cultura macedense, oferecendo uma programação diversificada – teatro, música, dança e exposições - pensada para a população, e protagonizada por artistas locais, regionais e de âmbito nacional.

Eventos como as Feiras da Caça e do Turismo e a Feira Empresarial de S. Pedro, o Entrudo Chocalheiro, o Recordar das Tradições com a Ceifa e Malha em Morais e o Festival Internacional de Música Tradicional, são ótimos cartões de visita.


O território do Geopark Terras de Cavaleiros tem também uma dinâmica invejável ao nível dos Grupos Culturais: AJAM - Associação Juvenil dos Artistas Macedenses; Associação Potrica – Grupo de Acção Cultural do Nordeste Transmontano; Banda 25 de Março; Banda de Latos de Bagueixe; Banda Filarmónica do Brinço; Bombos de Ala; Caretos de Podence; Fanfarra de Vale da Porca; Grupo Cantarolar; Grupo Coral Macedense; Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros; Grupo de Cantares da Casa do Professor; Grupo de Cantares Tradicionais das Arcas; Grupo de Teatro de Morais; Grupo Mira Bornes; Grupo Toca a Bombar; Pauliteiros de Salselas; o Grupo de Jovens MIC (Marianos da Imaculada Conceição).

A conhecer: Centro Cultural, Museu do Mel e da Apicultura, Museu de Arte Sacra e Museu Municipal, o futuro Museu de Arqueologia, o Museu Rural de Salselas, a Casa do Careto, o Real Filatório de Chacim, o Núcleo Museológico do Azeite “Solar dos Cortiços”, Museu Religioso do Convento de Balsamão, Pelourinhos, Grupos Culturais do concelho o Laboratório de Artes da AJAM, e um espaço de teatro em Morais.